Translate

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

RAID DA LAMA

Realizou-se no passado dia 15 de Fevereiro, em Retorta - Vila do Conde o já famoso RAID DA LAMA, este ano inserido na iniciativa "Vila do Conde, Um Concelho de BTT".
Foram mais de 400 Bttistas que invadiram Retorta para participarem nesta 7ª Edição do RAID DA LAMA: "O Regresso às origens".

Foto: Bruno Cepeda

O Sol convidava e o percurso estourava de lama, rios, riachos a pedirem para serem rasgados pelos ansiosos BTTistas que inundaram Retorta de alegria, cor, saúde e muito desportivismo. "Todos prontos!" E lá se deu a partida pelas 9.40h da manhã. Uns mais ansiosos, outros mais relaxados isto porque o Raid tinha tempos e ordem de chegada. No meio deste emaranhado de BTTistas estavam 2 Espanhois, que vieram dar expressão internacional ao Raid e um Português muito conhecido no Mundo do Ciclismo e um dos melhores trepadores da Volta a Portugal dos últimos anos de seu nome José Rodrigues.

Foto: Bruno Cepeda

O Raid passou por locais muito bonitos e duros, tanto no atravessamento de rios, riachos como na passagem por zonas extremamente lamosas e subidas bastante duras.

Foto: Paulo Ministro

No abastecimento, colocado de forma estratégica a meio do percurso, estava já quase tudo preparado para acolher os Bttistas quando de repente surgem os 1ºs e nem sequer param para abastecer. Estes homens queriam mesmo ser os primeiros do Raid da Lama. Na frente rolava o José Rodrigues já com algum avanço para um grupo perseguidor composto por uns 6 ou 7 atletas. Só a partir dos 40 primeiros tivemos trabalho a sério no abastecimento com a habitual paragem para o verdadeiro reforço alimentar constituído por água, sandes de queijo, sandes de fiambre, sandes de marmelada, fruta, barras, queques, croiassants com chocolate e outros produtos altamente calóricos. Isto "salvou" a vida a muita gente!!

Foto: Bruno Cepeda

Devido à lama houve bastantes avarias e alguns não conseguiram, com muita pena da organização, concluir o percurso. Na zona de meta já estava tudo preparado para receber os primeiros; quando, aproximadamente pelas 11h36m, chegou o primeiro: Dorsal 345, José Rodrigues. Nuno Neves foi segundo e José Conceição 3º a 5.25min do primeiro.

O Almoço foi servido na Casa do Povo de Retorta, assim como a cerimónia protocolar e o sorteio de vários prémios. Estes podem ser levantados na Loja 21 - Av. Julio Saul Dias, 323 - Vila do Conde até ao final do mês de Fevereiro, através da apresentação do BI.

Tempos de chegada e lista de prémios do sorteio: http://bttviladoconde-evt01.blogspot.com/

Algumas fotos podemos encontar no picasa no endereço: http://picasaweb.google.pt/njsantos/RaidDaLama (Autor: Nelson)

As fotos do raid podem encontrar brevemente em http://www.pauloministro.pt/

Posso dizer que como organização demos o nosso melhor, mas mesmo assim não conseguimos evitar algumas situações que para a próxima edição vamos corrigir.

2 comentários:

Paulo Torres disse...

Parabéns atrasados. Já devia ter enviado mas só agora tive acesso ao site.Foi um passeio fantástico. Queria pedir um favor se fosse possível. Gostaria de levar uns amigos pelos mesmos trilhos mas não tenho sentido de orientação nenhum :) pelo que gostaria de ter o track para gps. É possivel? Obrigado
paulojatorres@hotmail.com

Equipa de BTT da Casa do Povo de Retorta disse...

Paulo obrigado pela tua participação e já podes consultar o teu mail para o track de GPS. Abraço, Paulo Oliveira